segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rio

Você é como um rio, estará sempre correndo, não sabendo para onde, mas você correrá sempre. E não irá parar porque nem o Homem consegue deter a natureza. Se você é um rio, faz parte da natureza, então você é superior a qualquer acção que inflijam contra si.

Muitas vezes enquanto você estiver correndo sua água ficará escura e não conseguirão ver para dentro de você. Dirão que suas águas estão estagnadas e que você mata tudo o que toca. O que não sabem é que o fundo do mar, assim como o dos rios apenas poucos conseguiram alcançar. Então não fique decepcionado quando sentir apenas uma pessoa mergulhando em você: essa é a pessoa que vale a pena.

Muitas vezes você sentirá outros rios se juntando a si, assim como você se juntará a outros tantos. Umas uniões serão proveitosas pois você irá aumentar seu caudal. Outras apenas trarão poluição para o seu interior mas nem por isso você parará de correr.

Quando passarem por cima de você, uma grande agitação inicial se irá transformar em pequenas agitações insignificantes. E você continuará correndo. Pequenas agitações nunca atrapalham o caminho daqueles que caminham.

Assim com o rio também o homem caminha. Ambos não sabem para onde estão a caminhar. Aqueles que arriscam ditar o próprio percurso poderão dizer, se forem pessimistas, que estão caminhando para um mar de morte. Eu me arrisco a dizer que caminho para o Oceano: posso não saber como será quando lá chegar, posso não saber que papel terei nesse lugar. Mas sei que chegarei a algo maior do que eu.

2 comentários: