domingo, 15 de janeiro de 2012

Lacuna Coil - Dark Adrenaline [Review]


Data de lançamento: 23/01/12

Tracklist:

01. Trip The Darkness
02. Against You
03. Kill The Light
04. Give Me Something More
05. Upsidedown
06. End Of Time
07. I Don't Believe In Tomorrow
08. Intoxicated
09. The Army inside
10. Losing My Religion [R.E.M. Cover]
11. Fire
12. My Spirit

Sexto álbum dos italianos Lacuna Coil, três anos depois do odiado/amado "Shallow Life". Para avaliar este "Dark Adrenaline" convém ter em mente a dualidade que referi em cima por que este álbum continua de facto a linha que iniciaram à dois anos que levou muitos fãs a odiá-los enquanto que ganharam outros [eu incluído, acho os seus dois primeiros álbuns um tédio de morte]. Portanto, quem gostou de "Shallow Life" irá adorar "Dark Adrenaline".

As primeiras amostras do álbum, "Trip The Darkness" e "Kill The Light" tinham surpreendido pela positiva, suficientemente pesadas para apagar da memória um single como "I Like It" e que ainda retomavam um pouco o antigo som da banda. Todo o álbum é isto. Todo o álbum é um enorme single. Todas as músicas são minimamente orelhudas, de tão orelhudas que irritam. "Shallow Life" tinha momentos de facilitismo aqui e ali mas também tinha os seus momentos de introspecção, agora parece que cada música é um apelo desmesurado para que se ouça o álbum. Os vocais de Andrea Ferro [dos quais nunca fui fã] estão mais irritantes do que nunca enquanto que os de Cristina continuam na linha do que sempre foram, básicos mas são seus sem dúvida. A temática das músicas pouco ou nada mudou, insistindo por vezes numa temática militar que acho ironicamente engraçada ["The Army Inside"]. 
De salientar as faixas "End Of Time" , "Upsidedown" [que contém um dos poucos solos do álbum, que poderiam ter tornado algumas músicas mais interessantes] e a cover dos R.E.M., "Losing My Religion" da qual gosto tanto ou mais do que "Enjoy The Silence" dos Depeche Mode presente no álbum "Karmacode", dão uma visão completamente diferente das originais.
Em suma, não é um mau álbum, muito pelo contrário. A meu ver só peca pelo facilitismo e por não se assemelhar demasiado a "Shallow Life" parecendo uma reminiscência deste, um pouco como aconteceu com "The Enigma Of Life" dos Noruegueses Sirenia que nada mais não era do que um spin off do já editado "The 13th Floor" . 6/10

1 comentário:

  1. Ainda só ouvi 2 ou 3 musicas, porque não me posso distrair.. tenho que estudar!!

    Não tenho ainda opinião formada, mas espero desesperadamente que não seja igual aos Shallow Life (pelo menos no meu ver).. que seja igual ao Karmacode, ainda perdoo.. mas caso seja igual ao shallow Life, vou cortar de vez o cordão a esta banda e não irei ouvir rigorosamente mais nada que venha deles no futuro... A ver vamos.. sexta irei ouvi-lo com toda a atenção e direi de minha justiça :)

    ResponderEliminar