sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um Fugaz Momento De Orgulho [Imagem]



Em raros momentos me permito a vangloriar-me daquilo que consigo por mérito próprio por isso acho que ceder uma vez a esse pecado não me irá certamente tornar-me uma pessoa pior.


Comente de modo crítico o fragmento transcrito, articulando-o com questões abordadas nas aulas:


"O Formalismo Russo constitui uma postura de vanguarda teórica e artística, assumindo a rejeição dos procedimentos caracterizados por uma aproximação extrínseca das obras que se revelam caducos, porque manifestamente insuficientes, na abordagem da ordem literária.
As teorias formalistas são o ponto de arranque para postular as principais questões da Teoria da Literatura, uma vez que se centram na peculiaridade da práctica poética.

Jakobson demonstra que a forma existe na medida em que dificulta a percepção espontânea, daí resultando o carácter relactivo do facto literário. 
A desautomatização opera quer face à linguagem quer face às formas literárias sentidas como cânones estéticos. A função do literário é precisamente a de individualizar-se como experiência formal ou construção singular.

Em 1925 Eikhembaum assinala os principais temas do formalismo, nomeadamente a distinção entre linguagem quotidiana e poética, os conceitos de forma, processo, função e a conceção da historicidade literária como evolução das formas"

M.L Burguera

_________________________________________________________________

Consegui tirar 15, QUINZE nesta cadeira, só os alunos que já tiveram Teoria da Literatura sabem o calvário que é fazer esta disciplina onde uma pergunta decide a nossa nota final. Mesmo que a tenha repetido, este quinze soube pela vida para alguém que se contentava com dez [que curiosamente foi a nota que tirei a ESSP [Estruturas Sintácticas e Semânticas do Português].
Só peço a Deus que consiga tais proezas para o próximo semestre, para poder [finalmente] ingressar no Mestrado de História Medieval que tanto quero.

4 comentários:

  1. Muitos Parabéns! Não sabia deste feito!

    ResponderEliminar
  2. Sobre a música que postei:
    A MIA não faço ideia de quem seja, e pela colaboração na música não vai merecer mais atenção da minha parte.
    A nicki minaj, já bem conhecida, não é de todo do meu gosto. Experimenta ouvir varias músicas dela e verás que é sempre igual. Chega a ser desconcertante, para além daquelas perucas medonhas das cores do arco íris não ajudarem à festa.
    A Madonna, não sendo grande fã, gosto de algumas músicas, ficam no ouvido mas sim, não vão fazer parte da minha vida.

    ResponderEliminar