domingo, 30 de setembro de 2012

Trabalho De Diplomática [MEDO]

Tinha-me coibido de vos massacrar com a explicação do trabalho para Diplomática, mas tenho de escrever/dizer em voz alta/qualquer coisa o que é preciso fazer por que honestamente estou a começar a panicar e só preciso dele para a sexta-feira da próxima semana. 

- Escolher trinta documentos medievais de entre os quais dez têm de ser de índole régia [ou seja ligados ao Rei] e que possuam uma linha cronológica certa.
- Indicar quem são os outorgantes [quem escreve e para quem].
- Indicar o assunto do documento.
- Fazer a listagem dos locais onde o documento pode ser encontrado.
- Indicar onde está publicado. 
- Incluir opcionalmente o fac-simile.

Trinta documentos, trinta! E segundo diz a professora existem poucos escritos em Português ou seja provavelmente estarão em Francês ou Latim, com um bocadinho de sorte ainda os encontro traduzidos. Mas mesmo os Portugueses estarão naquele Português Medieval rançoso que já estudei em História da Língua e posso dizer-vos que aquilo é pavoroso, principalmente a grafia. 
O problema [não é só um mas pronto, abreviando] é eu não fazer a mais pálida ideia de como vou conseguir chegar aos documentos. Estou à espera de receber um e-mail com a listagem dos sites onde podem ser encontrados os monstrinhos mas pelo andar da carruagem a professora não vai mandar nada e a partir de dia dois e durante oito dias o sistema da FLUP, o Sigarra, estará inactivo ou seja não há e-mail para ninguém, é cada um por si. Depois como a minha inscrição só ficou efectivada na sexta-feira da parte da tarde/noite se o e-mail foi enviado antes, nem sequer o recebo, e mesmo os meus novos colegas, nem tenho forma de os contactar
Já vi que vou ter de passar umas horas na Biblioteca Municipal e no Arquivo Distrital do Porto, dois locais onde nunca pus os pés [sim, eu sou um aluno de Letras que nunca foi à Biblioteca Municipal do Porto]. Estive a ver onde ficavam e honestamente mais vale ir mais cedo do que aquilo que deveria para dar tempo para me poder perder por que já sei que isso vai acontecer. Quem tem boca vai a Roma e eu não tenho problemas nenhuns em perguntar indicações a quem passa na rua mas mesmo assim o meu sentido de orientação é péssimo. E chegando aos ditos locais, quero ver como me vou desenrascar.
Se por um lado não queria que a professora tivesse pena de mim por ser a primeira vez que faço algo do género pelo outro ficarei desanimado quando vir o meu trabalho cheio de riscos vermelhos pois segundo nos disse os nossos trabalhos irão ser vistos depois nas aulas.
E estava eu em Temas de Literatura Europeia Medieval :(
PS: Este deve ser o meu post mais queixoso de sempre!

3 comentários:

  1. txi meu deus, boa sorte com isso tudo, não é que eu queira ser mázinha, mas acho que vai precisar eheh :)

    ResponderEliminar
  2. pfff, a única coisa que posso fazer é desejar-se boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. brigado às duas parece que sim, que vou precisar de muita sorte!

    ResponderEliminar