domingo, 21 de outubro de 2012

Taylor Swift - Red [Review]




Data de lançamento: 22/10/12

Tracklist:
01. State Of Grace
02. Red
03. Treacherous
04. I Knew You Were Trouble
05. All Too Well
06. 22
07. I Almost Do
08. We Are Never Ever Getting Back Together
09. Stay Stay Stay
10. The Last Time
11. Holly Ground
12. Sad Beautiful Tragic
13. The Lucky One
14. Everything Has Changed
15. Starlight
16. Begin Again

Quando um artista afirma que escreveu dezenas de músicas para um álbum e nos apresenta uma tracklist de apenas 16 temas, das duas uma: ou são músicas excelente ou então serão as menos más de entre todas as outras. 
Quando um artista afirma que enverdou por caminhos pelos quais sempre quisera enverdar e que trabalhou com pessoas com quem sempre quisera trabalhar, das duas uma: ou aprimorou ainda mais o seu próprio estilo tornando-o em algo único ou então perdeu-se no meio de tantas influências e experiências.
O quarto álbum de Taylor Swift é infelizmente uma amostra dos dois piores cenários dos quatro que apresentei em cima. Se no álbum anterior, "Speak Now" o afastamento do território country com mais influências pop-rock dera resultado, em "Red" é uma mistura infeliz.
Primeiro por que os temas pop incluídos no alinhamento [tais como "I Knew You Were Trouble"; "22", "We Are Never Ever Getting Back Together", conseguem servir de amostras para o quão degradante é o panorama pop actualmente. Músicas sem qualquer tipo de mensagem, com batidas escusadas e degradantes a fazerem lembrar um serralheiro em pleno trabalho.
Segundo por que os temas country aí existentes tais como "Treacherous"; "Stay, Stay, Stay"; "The Lucky Ones"; "Begin Again", são puros reflexos de canções inspiradas que Swift lançou em álbuns anteriores como "Mean"; "Back To December"; "The Best Day" e por aí adiante.
As colaborações incluídas no álbum [primeiro álbum da cantora a conter colaborações vocais] de Gary Lightbody dos Snow Patrol ["The Last Time"]  e de Ed Sheeran ["Everything Has Changed"] são dois bons exemplos do que poderia ter sido o álbum da cantora se ela não tivesse seguido pelas vias facilitistas da pop.
Em suma, não existira problema nenhum em mudar de estilo se se mantivesse o padrão de qualidade dos álbuns anteriores, o que não aconteceu nem por sombras. Quem ouvir "Red" não irá ter nem um reflexo da Taylor Swift do primeiro álbum isto por que pouco ou nada sobrou da artista de outrora. A mistura de estilos resultou num álbum sem qualquer tipo de seguimento sendo que as canções aparecem mais soltas do que em qualquer outro álbum da cantora. Salve-se o facto de continuar a escrever os próprios temas senão enquanto artista estaria agora no mesmo patamar das cantoras pop mais rascas.
05/10

4 comentários:

  1. as músicas dela não me agradam muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gosto muito das músicas dela, agora este novo álbum, meh...

      Eliminar
  2. Red, é um dos melhores cd's atualmente, não é a toa que mesmo tendo sido lançado no final do ano, teve a melhor estreia de 2012, e melhor estreia da decada desde Eminem em 2003, são poucos que conseguem esse feito e é incrivel como essa cantora consegue cantar em qualquer estilo! O álbum esta sim de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem, é uma review e como qualquer review é uma opinião pessoal com a qual as pessoas podem concordar ou não.

      Eliminar