sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Selo De Incentivo Á Leitura


Este selo foi-me oferecido pela Ana a quem desde já agradeço [e peço desculpa por não seguir nunca todas as directrizes deste tipo de correntes mas não tenho muitos blogues que visite regularmente e aos quais possa passar o desafio].
A pergunta feita no desafio é "Qual o livro que indicaria a uma pessoa para começar a ler?" e como pessoa maçadora que sou vou dar uma resposta de metro.

Qual o livro que indicaria a uma pessoa para começar a ler?

Antes de mais há que definir quando se "começa a ler". Os meus pais estão sempre a recordar-me de que quando eu tinha os meus dois, três anos, passava tardes inteiras com uma única revista, a folhear, a olhar para as imagens, mesmo não sabendo ler. Tinha uma colecção de livros da Disney que me traziam do Porto e como na altura vivia em casa dos meus avós maternos com os meus pais e os meus tios [três tias e um tio] corria todos os elementos da família para me contarem as histórias que vinham nos livros. Depois de ouvir uma, duas, três vezes, já a sabia de côr e mesmo não sabendo ler, abria o livro e começava a contar a história tal como vinha escrita. Portanto desde cedo gostei de ler.
Passei pelos livros de "Uma Aventura"," "Harry Potter" e nunca perdi o gosto pela leitura. Lembro-me que ainda no ciclo li "O Diário De Anne Frank"  e que a brusquidão com que o mesmo terminava me marcou muito [ainda hoje o faz].
Não me recordo se li esta citação na internet ou se me foi dita por um professor na Universidade mas a mesma diz que: "O verdadeiro leitor não é aquele que lê. É aquele que relê."
E é baseado nesta citação que indico o seguinte livro:


Sei que para muitos leitores, Paulo Coelho faz parte daquele tipo de autores a evitar tanto pela temática como pela linguagem mas foi durante muitos anos o meu autor de eleição e esta foi a primeira obra sua que li a qual me foi me foi oferecida por um casal amigo num Natal de qual já não me recordo o ano. Foi a primeira obra "de gente grande" que me lembro de ler 
E por quê esta obra? Por que me transmite a importância de sonhar, de acreditar, de arriscar. E não importa a quantidade de vezes que a releia Há SEMPRE algo novo, uma passagem, uma mensagem em que nunca tinha reparado antes.  Continua a ser o meu livro de eleição por muito que tenha lido durante todos estes anos. Se tiverem a oportunidade de o lerem, aproveitem. E se gostarem, leiam os restantes livros do autor, não posso falar dos mais recentes pois ainda não tive oportunidade de ler mas os mais antigos são deveras excelentes.

2 comentários:

  1. nunca li nada dele, nem nunca despertou muito o meu interesse, mas já que aconselhaste vais para a minha lista dos que quero ler :)

    ResponderEliminar