terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UE Ganha Nobel Da Paz

O Prémio Nobel da Paz de 2012 foi para a União Europeia, confirmou o comité Nobel depois de a notícia já ter sido avançada pela TV norueguesa NRK. "Foi atribuído por mais de seis décadas de contributo para o desenvolvimento da paz e reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", diz esta manhã o site oficial do Nobel.


Não costumo falar tratar deste tipo de assuntos aqui mas ver esta notícia há dias deixou-me confuso. Que tipo de paz está a promover esta União? Não falarei no passado mas no aqui e agora a ideia que me fica é a de uma união feita no medo e tentativas de equidade onde tal não é possível. Aquando a introdução do Euro tinha eu 11/12 mas já percebia que a igualdade não existia, os países mais poderosos continuariam a sê-lo enquanto os mais pobres empobreceram tão ou mais rapidamente como aconteceria sem a introdução de tal medida. 
Não vejo paz nestas União, vejo um clima de medo para com a Alemanha, a França e afins. 
A tentativa de criar uns segundos Estados Unidos é meramente utopica e cada vez mais esta União se dá contas disso. E não pode existir paz no seio de uma comunidade que está em guerra consigo própria. 

3 comentários:

  1. Não entendes mesmo nada, a União Europeia foi a grande promotora da coesão entre os povos, onde agora se sente imenso o sentimento de entreajuda. A Merkel é uma fofinha, não achas? amava ter um casaco igual ao dela :)

    ResponderEliminar
  2. Eu? Irónica??
    Desculpa lá mas qual é o teu problema, gosto do estilo de casacos que a senhora usa habitualmente sim. bem bem

    ResponderEliminar
  3. É tudo muito bonito dizer-se que é uma união unida bla bla bla. Foi realmente importante, mas quando foi criada, agora eu acho que se torna em parte dispensável.

    ResponderEliminar