segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma Palavra Sobre Os Ciclistas

Nos últimos dias pelo pouco que vejo de tv e do que tenho lido nos jornais voltou a incendiar-se o tópico da morte de ciclistas nas estradas portuguesas. Este assunto vem encetar mais uma vez aquela discussão sobre  o facto de a estrada não ser exclusiva dos veículos automóveis e da falta de respeito que estes têm perante os ciclistas.  Cada caso é um caso, mas mais uma vez vou contra a maré denunciando a má conduta dos ciclistas que frequentam a estrada nacional que atravessa a minha localidade. Faço-o por que como já aqui disse acredito que para que uma pessoa seja respeitada, primeiro tem de se dar ao respeito e pelo menos pelo que vejo onde vivo, isso não acontece.
Vivo numa localidade atravessada por uma estrada nacional repleta de curvas e contra curvas, estrada essa sem qualquer via alternativa, utilizada por diversos veículos pesados de transporte de mercadorias, passageiros e materiais. Em alguns pontos as fragas montanhosas elevam-se metros e metros acima das nossas cabeças ameaçando cair com as fortes chuvadas que se têm feito sentir nos últimos dias [de facto ainda ontem caíram algumas pedras à estrada num determinado ponto]. Tais condições colocariam tal trajecto como um perigo para os ciclistas amadores das muitas aldeias das redondezas, mas para eles está tudo bem. Com uma única via para cada sentido os ciclistas querem ser respeitados quando se colocam lado a lado, por vezes três ou quatro, sem darem espaço a uma ultrapassagem que se quer segura. Ao invés de escolherem horários de menos fluxo automóvel escolhem as horas de ponta ou as horas do fim de semana em que mais carros se encontram em circulação para porem as suas bicicletas na estrada. Importante ressalvar que neste meio provavelmente ninguém se desloca para o seu local de trabalho de bicicleta, qualquer ciclista que se encontre por aqui é-lo unicamente por prazer e não um ciclista mandatório.
Há meia dúzia de anos criou-se um passeio fluvial de vários quilómetros à margem do Douro que poderiam utilizar para pedalarem mas isso levaria a terem de se deslocar de carro até lá e como é trabalhoso não o fazem. 
Lembro-me de ler que na França nenhuma estrada é feita sem contemplar uma via para ciclistas mas por terras lusas isso ainda não é uma realidade. Talvez por que nenhuma das duas partes é socialmente correcta para com a "adversária" . No entanto seria deveras um começo se muitos dos ciclistas deixassem de fazer dos outros utilizadores da via pública os "maus da fita" os bodas espiatórios da falta de civismo e repensassem as suas próprias atitudes quando saem com as suas bicicletas para a rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário