terça-feira, 19 de março de 2013

Kerli - Utopia [Ep] [Review]


Data de lançamento: 19 de Março [Estados Unidos]
Estilo: Música Electrónica
Pais: Estónia
Classificação: 

Tracklist:
01 Can't Control The Kids
02 The Lucky Ones
03 Love Me Or Leave Me
04 Sugar
05 Here And Now
06 Chemical
07 The Lucky Ones (Syn Cole vs. Kerli Remix) [Bonus Track]

Para quem não conhece o conceito de um EP, uma pequena definição pode ser encontrada AQUI.

Quando em 2008 Kerli lançou "Love Is Dead" com uma sonoridade a fazer lembrar Evanescence ou The Birthday Massacre deu nas vistas, o suficiente para que participasse nas bandas sonoras de "Alice In Wonderland" e mais recentemente "Frankenweenie", ambos de Tim Burton, para além de também fornecer os seus préstimos a cantoras como Demi Lovato [co-escreveu o primeiro single de "Unbroken", "Skyscraper"] ou Tarja Turunen [co-escreveu "I Feel Immortal"].
E é na escrita de canções que Kerli realmente brilha. Com um álbum esperado para 2013 a vazar logo no início de Janeiro a cantora e editora optaram antes pelo lançamento deste ep que contém algumas das músicas que vazaram entretanto assim como alguns inéditos. 

Kerli é o tipo de cantora de quem podemos esperar que percorra vários estilos devido à sua excentricidade no entanto para uma artista ainda pouco conhecida este lançamento é um tiro no pé pois pouco ou nada restou do álbum anterior. E se o Gothic Rock anterior não era memorável também não o é o synthpop de Utopia. 
Músicas como "Can't Control The Kids", "Here And Now" ou "The Lucky Ones" são um piscar de olhos às pistas de dança norte-americanas [e não só] assim como era "Zero Gravity" um single promocional lançado pela cantora no ano passado, "Sugar" apresenta-se como uma faixa entre o acústico e o synthpo, uma mistura confusa ajudada pelo uso de autotune.
As faixas que brilham neste ep, que assim como no anterior trabalho da cantora da Estónia brilhavam, são as baladas. "Love Me Or Leave Me" ou "Chemical" são composições que põem em evidência não só a escrita de Kerli como também a sua voz, que longe de ser perfeita é minimamente original com um timbre próprio.

Se este fosse o primeiro lançamento de uma qualquer cantora desconhecida seria algo a reter pois está bem construído tanto a nível instrumental como das letras em si, mas com um álbum para trás, a única coisa que apetece perguntar quando se ouve "Utopia" é: O que aconteceu? Vontade de experimentar ou simples facilitismo?
Espero que com ele consiga angariar fãs mas mais do que isso, espero sinceramente que não perca aqueles que conquistou antes com promessas de Gothic Rock embebido em emo.


"The Lucky Ones" foi lançado a 29 de Outubro do ano passado como primeiro single do álbum que viria a ser este ep.

Sem comentários:

Enviar um comentário