quarta-feira, 22 de maio de 2013

Emmelie De Forest - Only Teardrops [Review]


Data de lançamento: 6 de Maio [Dinamarca]
Estilo: Pop/Folk
País: Dinamarca
Site oficial: http://www.deforest.dk/
Classificação: 

Tracklist:
01 Teardrops Overture
02 Hunter & Prey
03 Change
04 Only Teardrops
05 What Are You Waiting For
06 Haunted Heart
07 Force Of Nature
08 Beat The Speed Of Sound
09 Soldier Of Love
10 Running In My Sleep
11 Let It Fall
12 Only Teardrops [Symphonic Version]

O Festival Eurovisão da Canção já não prima pela mostra da cultura dos países participantes nem pela apresentação de novos talentos pois cada vez mais se aposta em nomes já conhecidos [Bonnie Tyler, Cascada, t.A.T.u. ou Sakis Rouvas] ao invés de se apostar no talento anónimo. Coincidência ou não, tanto em 2012 como em 2013 foram duas anónimas a alcançar o primeiro lugar, Loreen da Alemanha e Emmelie da Dinamarca. Em ambos os casos foi posteriormente lançado um álbum de estreia contendo o tema levado ao Festival, "Heal" de Loreen continha "Euphoria", "Only Teardrops" como o próprio nome indica, contém a música que deu a vitória a Emmelie. Na sequência dessas mesmas parecenças, a sonoridade de "Only Teardrops" assemelha-se curiosamente [ou não] com álbum da anterior vencedora.

Se, assim como eu, ouviram "Only Teardrops" e esperaram um álbum orientado para o Folk/Tribal [algo já experienciado por Ruslana em "Wild Dances"] não estarão completamente enganados, no entanto o pop/electrónico são presenças mais do que constantes neste lançamento que mais do que mostrar o talento de Emmelie mostra o talento dos produtores.

"Teardrops Overture" uma instrodução orquestrada que recupera elementos do tema título abre o álbum num clima que se estende  por "Hunter & Prey" uma canção minimalista que começa já a mostrar tendências pop/disco que se nota também em "Change" e invoca imediatamente o nome de Loreen, quer pela produção e sonoridade, quer pelas letras ou vozes. "Only Teardrops" o tema que a deu a conhecer ao mundo, com uma intro em flauta de Pã surge para lembrar a razão mais do que óbvia para se dar uma oportunidade a Emmelie, embora "Wild Dances" de Ruslana se encontre no fundo de tudo e que a apresentação de Emmelie em palco se ligue impreterivelmente à actuação minimalista de Loreen em 2012. No entanto é impossível ficar-se indiferente a um refrão tão orelhudo como:

"How many times can we win and lose?
How many times can we break the rules between us?
Only teardrops
How many times do we have to fight?
How many times till we get it right between us?
Only teardrops" 

"What Are You Waiting For" persiste na cópia da fórmula de Loreen pois "Sidewalk" da Alemã parece estar na sua base em muitos aspectos. "Haunted Heart", uma balada em piano dá ênfase à voz de Emmelie, receita que continua na faixa seguinte, "Force Of Nature". "Beat The Speed Of Sound" apresenta-se como uma mistura dos dois universos presentes no álbum, sendo um dos momentos mais bem conseguidos em todo o alinhamento. "Soldier Of Love" [um título que lembra a cantora Soul Sade] apresenta uma óptima secção de cordas embora se sinta a falta de um climax no final da bridge. "Running In My Sleep" com o seu piano faz deveras lembrar uma "canção de embalar" enquanto que "Let It Fall" acaba com um crescendo constrastante com a voz de Emmelie. O álbum termina com uma versão orquestral do tema título, uma faixa que não suplanta a original mas que se mostra uma alternativa bastante interessante à mesma e que deixa mais do que ciente a ideia de que este álbum, mais do que mostrar Emmelie, mostrou toda a equipa que estava por trás.

Apesar de ter colaborado na escrita dos temas, "Only Teardrops" não é o álbum que Emmelie merece, o seu talento estaria melhor aproveitado num registo acústico/folk e não em tentativas pop que roçam o plágio/vulgar. No entanto é impossível ficar-se indiferente a muitos dos elementos que acima citei que tornam "Only Teardrops"  num curioso cartão de visita para Emmelie, tornando-a uma alternativa à pop mainstream e subjugando-a à mesma ao mesmo tempo. Talvez num lançamento futuro a cantora escolha um estilo mais próprio e nos surpreenda a todos pela positiva.


"Only Teardrops" deu a vitória à Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2013, arrecadando um total de 281 pontos.

1 comentário:

  1. Gostei da Loreen no ano passado, e penso que, num caso raro, primou pela diferença. A de este ano foi mais do mesmo...
    Abc

    ResponderEliminar