terça-feira, 5 de novembro de 2013

Diana Vickers - Music To Make Boys Cry [Review]


Data de lançamento: 13 de Setembro [Irlanda]
Estilo: Synthpop
País: Reino Unido
Classificação: 

Tracklist:
01 Music To Make Boys Cry
02 Cinderella
03 Lightning Strikes
04 Dead Heat
05 Boy In Paris
06 Mad At Me
07 Smoke
08 Mr. Postman
09 Better In French
10 Blame Game

É-me difícil criar um distanciamento para fazer uma review de um álbum pelo qual esperei mais de dois anos. Entre mudanças de editora, adiamentos e alguns leaks na internet "Music To Make Boys Cry" parecia nunca mais ver a luz do dia. Mas os milagres acontecem e a editora SO Recordings fez o favor de ser o santo de serviço.

Para aqueles que seguiram a demanda deste segundo álbum a tracklist do mesmo apresenta-se bastante insípida. Oito dos dez temas que aí  figuram já tinham sido dados a conhecer em concertos que a cantora tinha feito no decorrer do período acima citado, portanto, a menos que fosse a primeira vez que ouvissem falar da senhora Vickers este seria um álbum com pouca coisa nova para oferecer. Mesmo assim, ouvir esses temas com uma roupagem "a sério" conseguiu deveras tirá-los do antro de mediocridade no qual pareciam inserir-se ao vivo. 

A mais valia de todos os temas é que definitivamente formam um todo homogéneo e no entanto variado. Longe de se poder falar de um álbum conceptual [embora se possa ter o título como a metáfora perfeita para tal] o ambiente dos temas afasta-nos efectivamente da bubblegum pop que se ouve nos dias de hoje [mas longe de ser a revival pop que Diana almejava que fosse]. À falta de uma balada propriamente dita, "Smoke" é o tipo de power-ballad que é um dos melhores temas do álbum [a meu ver].

Muitos críticos tiraram o chapéu à parceria da cantora com Miranda Cooper [parte da dupla Xenomania] e eu fâ-lo-ia igualmente se o usasse. A historinha das cantoras pop já está mais do que feita, é preciso saber contá-la de maneira diferente, e esses dez temas fazem-no na perfeição. E se há algo que este álbum pode oferecer é identidade. Quem seguiu a carreira da cantora dentro e fora da música sabe que estes temas são a sua cara e não o rosto de outras 1001 cantoras pop.

Perseguida pelo fantasma de ex-concorrente do X-Factor, Diana teve direito aos seus cinco minutos de fama com "Songs From The Tainted Cherry Tree" sendo que o desempenho comercial deste segundo álbum ficou muito aquém do primeiro. Mas o material, esse, oferece muito mais qualidade efectivamente. Para aqueles que não conhecem o trabalho da cantora, aconselho vivamente.


"Music To Make Boys Cry" alcançou o nono lugar na tabela de vendas independente no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário