sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Não Fazer A Barba Faz Bem À Saúde

De entre todos os estudos que são publicados nós, desconfiados como tudo, desacreditamos aqueles com os quais não concordámos e dizemos ÁMEN àqueles que dão razão à nossa maneira de pensar. Na onda do segundo, fica aí um estudo no qual se diz que não fazer a barba faz bem à saúde:

Uma equipa de investigadores australianos da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, concluiu que a existência de pelos no rosto é benéfica para a saúde, uma vez que protege os homens das alergias e exerce um efeito protetor contra a radiação solar.

Neste estudo, também divulgado pelo jornal Daily Mail, foram usados vários manequins com metade do rosto sem nada e a outra metade com uma espécie de barba composta por plantas. Este teste permitiu medir a quantidade de raios solares que foram absorvidos pelo rosto e mostrou que a parte com “barba” teve uma exposição menor à ação dos raios ultravioletas – em cerca de 35% –quando comparada com a parte sem barba. É de registar que o tamanho e a espessura da barba pode funcionar muito bem como um protetor solar, à semelhança dos que têm FPS (Fator de Proteção Solar) 20.
Os investigadores também chegaram à conclusão que a barba semicerrada diminui drasticamente a hipótese de um indivíduo sofrer de asma, pois os pelos que estão localizados acima do lábio superior funcionam como uma barreira natural à entrada de bactérias e de poeiras para a boca. Além disso, pode ter um papel protetor contra infeções na garganta, uma vez que mantém a região aquecida e também pode ser fundamental no rejuvenescimento da pele do rosto, pois os pelos auxiliam na hidratação e na proteção da pele contra o vento.
No entanto, é importante referir que se não existirem cuidados na higiene dos pelos do rosto, podem surgir infeções. Dessa forma, é crucial que os homens com barba façam uma limpeza diária para estarem sempre impecáveis e protegidos! 

Fonte

E andei eu a rapar isto tudo... Grrrr



2 comentários:

  1. Faz bem à saúde e, salvo raras excepções, dá logo outro ar muito mais credível :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso é muito relativo, eu acho que se barba tenho um ar menos apresentável...

      Eliminar